8.6.07

Medicamentos que causam Distonia

Alguns medicamentos da categoria neuroléptica (drogas psiquiátricas) como o thorazine, Haldol, podem causar reacções distónicas agudas. 10 a 20% por cento dos pacientes que tomam estes medicamentos acusam sintomas distónicos agudos. Muitos medicamentos, quando usados em excesso e continuadamente, implicam um risco de 20 a 30% de vir a ter movimentos anormais a longo prazo chamados tardive dyskinesia.
Para saber mais sobre este assunto: http://lifeinpain.com/dystonia.
Para ver uma lista de medicamentos que causam Distonia: http://www.wemove.org/dys/dys_dmc.html

Músicos e Distonia

Um grande número de músicos são afectados por Distonia focal relacionada com tarefas específicas, particularmente nas mãos. Um grupo de músicos fundaram a Musicians with Dystonia em 2000. Para ler mais sobre este grupo: http://www.dystonia-foundation.org/pages/musicians_with_dystonia/180.php

Leia um artigo sobre Distonia focal em músicos: Focal dystonia in musicians: From phenomenology to therapy:
http://www.doaj.org/doaj?func=abstract&id=198535&q1=dystonia&f1=all&b1=and&q2=&f2=all&recNo=8

The management of cervical dystonia

Artigo sobre Distonia cervical escrito pelos neurologistas Joaquim Ferreira, João Costa, Miguel Coelho e Cristina Sampaio do Instituto de Medicina Molecular, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Para ler o resumo: http://www.expertopin.com/doi/abs/10.1517/14656566.8.2.129?prevSearch=authorsfield%3A%28Ferreira%2CJoaquim+J%29

Causas da Distonia

As causas desta doença ainda não são totalmente conhecidas. Em alguns casos poderá ser causada por um desiquilíbrio químico numa zona particular do cérebro. Os basal ganglia regulam as numerosas contracções muculares necessárias para mover o corpo. Se se encontram danificados, os músculos errados contraem-se quando tentamos mover-nos ou contraem-se desnecessariamente mesmo quando não os queremos mover, causando torções descontroladas, tremores e contracções. Estes espasmos são conhecidos como movimentos distónicos.
Alguns distónicos podem ter sofrido qualquer doença ou acidente que lhes tenha danificado os basal ganglia (Distonia secundária). Na maioria dos casos a causa para o aparecimento da Distonia é desconhecida. Nesta situação considera-se que a Distonia é primária ou idiopática.